Inbound Marketing: Saiba o que é e como ele funciona

Existem diversas definições para o inbound marketing, se fossemos utilizar uma tradução literal do termo para o português seria ‘marketing de entrada’, porém existem outros dois termos que o tornam bastante conhecido, o  ‘marketing de atração’ e também o ‘novo marketing’.

O que é inbound marketing

Todos os termos que citamos na introdução são amplamente utilizados quando nos referimos ao inbound marketing, entretanto, acredito que o termo que define melhor o inbound marketing é o marketing de atração.

Em poucos palavras, o inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que visa ganhar o interesse dos consumidores, atraí-los para o seu site através de conteúdos educativos que ensinam o que você vende, preparando esses consumidores para a compra.

Essa é uma definição bem simples mas, acredito que seja a melhor maneira de começar a entender o inbound marketing. Antes de entrarmos nos detalhes sobre o inbound marketing e como ele tem ajudado as empresas a gerar novas oportunidades de negócios, vamos entender a diferença entre o marketing tradicional e o inbound.

Diferença entre o marketing tradicional e o inbound

A grande diferença entre o marketing tradicional e o inbound está nas técnicas utilizadas para alcançar seus objetivos – obter e manter clientes -, no foco das  campanhas, no tipo de conteúdo oferecido e no contexto em que esse conteúdo é oferecido.

Vamos entender melhor isso quando identificarmos as diferenças entre os dois tipos de marketing.

Marketing tradicional – o velho marketing ou outbound marketing

No marketing tradicional, as técnicas utilizadas para a promoção de marcas, produtos ou serviços são sempre interruptíveis. Todas essas técnicas tem a função de chamar a atenção dos seus potenciais clientes, interrompendo o entreterimento dessas pessoas.

A todo momento essas pessoas são bombardeados por propagandas que não fazem o menor sentido para elas naquele momento, ou seja estão totalmente fora do contexto.

E este problema se repete em qualquer canal de comunicação, seja quando estamos vendo TV, escutando música em uma rádio ou até mesmo quando estamos no trânsito onde, placas, outdoor, busdoor e outras forma de publicidade estão sempre tentando vender algo.

Todas essa ações utilizadas no marketing tradicional, além de interromper o consumidor, coloca o produto ou o serviço como o foco da estratégia, fazendo com que cada vez mais, tudo isso seja empurrado no colo dos consumidores sem que eles demonstrem algum interesse.

Inbound marketing – o novo marketing ou inbound marketing

No inbound marketing as coisas são bem diferentes, ao invés de manter o foco nos produtos ou serviços, quem ganha o foco na estratégia são os potenciais clientes. Essa mudança de foco é fundamental pois, todos as técnicas antes utilizadas para chamar a atenção, dão lugar a técnicas que visam ganhar o interesse.

Isso significa que, ao invés de interromper os consumidores com vídeos que ele não querem ver, podemos criar vídeos que eles se interessem em assistir. Em vez de comprar espaços publicitários em TVs, rádios, outdoors e outros canais tradicionais de marketing, criamos blogs com conteúdos que visam nutrir os visitantes com informações que os ajudem e os capacitem no momento em que estão decidindo pela compra ou em toda a sua jornada de compra.

Em outras palavras, o inbound marketing não está focado em encontrar potenciais clientes e oferecer seus produtos ou serviços, ao invés disso, ele está focado em atrair clientes, permitindo que sua empresa seja encontrada por eles no momento em que se interessam pelo seu conteúdo.

Como funciona o Inbound marketing?

O grande responsável pelo funcionamento do inbound marketing é a sua metodologia apoiada no marketing de conteúdo, responsável por concentrar toda a criação, publicação e distribuição de conteúdos criados especialmente para atrair os potenciais clientes.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, precisa estar alinhada com os interesses e necessidades de seus potenciais clientes e isso é o que torna possível atrair as pessoas certas no momento certo, para o conteúdo certo.

Tudo começa na atração de visitantes para determinadas páginas do site, depois de atraídos, esses visitantes passam por um processo que chamamos de geração de leads ou seja, geração de contatos através de preenchimento de formulários.

Com esses leads em mãos, definimos alguns fluxos que disparam e-mails automáticos com conteúdos educativos, responsáveis por ensinar e ajudar esses leads a entenderem o que você vende, deixando-os preparados para a compra.

Depois que esses leads foram nutridos de informações que os capacitam a compreender o valor do seu negócio, a necessidade em comprar seus produtos ou serviço e depois de demonstrarem estar prontos para a compra, aí sim é chegada a hora de abordá-los com o já conhecido discursos de vendas e por fim vender para eles.

Mas não termina aí, depois de conquistado o cliente ainda precisamos fidelizá-lo e encantá-lo pois, queremos que ele se transforme em um divulgador de sua marca e então começar todo o processo novamente.

Pareceu confuso? Não se preocupe, vamos entender melhor tudo isso a seguir quando entrarmos mais a fundo na metodologia do inbound marketing e demonstrar quais táticas utilizar em cada etapa.

A metodologia por trás do Inbound marketing

A metodologia do inbound marketing é baseada em quatro ações, cada ação é um estágio por onde o seu lead deve passar. Para cada estágio uma série de ferramentas são utilizadas para cumprir o propósito de cada estágio e no centro de tudo uma ferramenta capaz de automatizar todo o processo.

Vejamos quais são esses estágios:

Na parte superior da metodologia estão as ações ou estágios que compõem a metodologia inbound, são eles: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.

Metodologia Inbound MarketingNa parte inferior temos uma listagem das ferramentas que geralmente são usadas em cada um desses estágios. Um ponto que precisa ser destacado é que, essas ferramentas podem estar presentes em vários estágios.

Atrair

Nesse estágio, precisamos atrair um visitantes para o nosso site, pessoas que tenham interesse em nosso conteúdo e depois converter esse público desconhecido em visitantes, ou seja, alguém disposto a retornar ao site e consumir o conteúdo.

Ferramentas utilizadas para atrair tráfego

Blogs – Postagem de conteúdos educativos no blog da empresa.
Mídias Sociais – Distribuição de posts e conteúdos exclusivos em redes sociais.
Email Marketing – Distribuição newsletter com divulgação de posts e outros comunicados.

Converter

Depois de começar a atrair desconhecidos gerando novos visitantes e visitantes recorrentes para o site, o próximo passo é converter alguns desses visitantes em leads e para fazer isso precisamos que esse visitante nos forneça no mínimo seu e-mail.

Para conseguir isso, precisamos oferecer algo em troca. Entenda isso como um espécie de pagamento por essas informações. Esse pagamento vem sob a forma de ofertas ou qualquer informação que esse visitante considere valiosa.

Ferramentas utilizadas para converter visitantes

Landing Pages – Páginas desenvolvidas com o intuito de capturar informações
Formulários – Formulário inserido nas landing pages responsável por capturar informações dos visitantes.
Materiais Educativos eBooks, Planilhas, Vídeos, Ferramentas online e outros
Call-To-Action – Imagens com textos persuasivos que chamam a atenção do visitante e o induz a toram uma ação, como ir para uma landing page ou fazer um download.

Fechar

Avançando em nossa  estratégia, depois de atrair os visitante e convertê-los em lead, é chegada a hora de transformar esses leads em clientes, ou seja precisamos vender para eles.

Para conseguir isso, precisamos nutrir esses leads com conteúdos educativos, esperar que esses leads consumam esse conteúdo e sinalizem estar prontos para a comprar seus produtos ou serviços.

Ferramentas utilizadas para fechar negócios

Nutrição de Leads – Processo automatizado de envio de e-mails educativos que são pré-definidos e segmentados por leads, materiais ou qualquer outro modo.
Automação de Marketing – Processo responsável por mudar os fluxo de nutrição de leads com base no comportamento de consumo do conteúdo pelo lead.
Segmentação de Lead – Processo responsável por segmentar o lead em listas destintas.

Encantar

Depois de conquistar um novo cliente, você precisa manter esse cliente feliz e continuar a encantá-lo. Isso é fundamental para esse cliente vire um divulgador da sua marca e continue a comprar outros produtos ou serviços que você possa oferecer.

Ferramentas utilizadas para encantar clientes

Pesquisas – Elaboração de pesquisas de satisfação online.
Conteúdo Exclusivo – Criação e distribuição de conteúdo exclusivo para clientes.
Eventos – Convites para eventos e palestras que a empresa promove.

Conclusão

Tudo isso a princípio pode parecer complexo e difícil de entender, porém quando trabalhamos cada um desses estágios com uma metodologia bem definida, tudo fica claro e fácil de gerenciar, dessa forma o retorno sobre os investimentos e os resultados aparecem.

Existem diversas ferramentas que trabalham com automação de marketing no mercado e que podem ajudá-lo a aplicar uma estratégia de inbound marketing mas, elas podem ser inúteis quando não são trabalhadas dentro de uma metodologia completa e eficaz como essa.

Esperamos que ao ler este post, você tenha compreendido como o inbound marketing pode ajudá-lo alcançar seus objetivos e gerar novas oportunidades de negócios através doe inbound marketing.

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